O mundo perdeu no dia 05/11/2011 um dos mais aclamados e comentados empreendedores. Poucos com certeza tiveram tamanha exaltação. Steve Jobs foi repercutido mundialmente por profissionais em várias áreas do conhecimento humano tais como: negócios, economia, administração ,e claro, tecnologia da informação.
Steve foi um dos gênios e empreendedores mais criativos de sua geração, suas "engenhocas" e inovações transformaram o trabalho e o cotidiano de muitas pessoas.
Revolucionou, sem dúvida nenhuma , vários segmentos de mercado como: música, telefonia, cinema e a tecnologia da informação. Tanta criatividade e pouco tempo para realizar muitas transformações, com certeza, faleceu no auge de sua carreira.
Sua maneira irreverente de liderar e administrar fez com que muitas pessoas, profissionais liberais, executivos e escolas de negócios do mundo inteiro refletirem. Também, fez com que muitos executivos repensassem sua maneira atual de conduzir e liderar empresas.
Poucos executivos abririam mão de seus supersalários para apostar em seus resultados e que seus ganhos advenham desta aposta. Steve não só fez este feito mas teve a humildade e paciência o suficiente para dar a volta por cima. Caiu e se levantou, assumiu uma empresa a beira da falência, tornou-la a número um e ainda revolucionou alguns mercados.
Os líderes atuais e futuros terão a difícil missão de ter uma visāo holística da organização (operacional, tática, estratégica e empreendedora). Pois somente assim será possível inovar e gerar valor. A tecnologia em sua forma mais simples para muitas organizações não será mais um diferencial tampouco um mecanismo de competitividade.
A asserção é muito simples. Se uma dada organização utiliza a mesma tecnologia vendida a outro, do mesmo modo, por que chegaria à resultados diferentes?
Muito além disso, é necessário inovar. Não é à toa que boa parte das melhores escolas de negócios do mundo, executivos renomados e consultores empresariais defendem essa idéia. E inovação só vem de pessoas.
Muitos comentários, mensagens e críticas a seu respeito podem ser encontrados em inúmeras palestras e post's na internet.
Eis aqui, abaixo, algumas das quais selecionei:
Steve Jobs e o embelezamento do capitalismo
The ‘Howard Roark’ in Business
Steve Jobs was not god
A minha favorita:
Clássica e lendária palestra:
Documentário do discovery channel legendado por Fábio Akita.
Apesar de seus problemas e defeitos sua genialidade ficará estampada ao lado de outros grandes gênios tais como: Thomas Edison e Alexander Graham Bell que evoluíram e melhoraram substancialmente a vida de muitas pessoas. Um grande empreendedor.
Legal! Vou ver os vídeos depois!
ReplyDeleteParabéns pelo artigo!
Obrigado pelos os elogios.
ReplyDeleteBruno. Gostei muito!
ReplyDeleteÉ realmente uma homenagem merecida!
O Steve Jobs foi um gênio! E quando falei do steve para uma pessoa, o comentario dele foi: "ele era gente boa" o que?? eu tive que ouvir isso?!
Se todos os caras " gente boa" fosse como ele o mundo estaria feito.
Adorei os vídeos!!
Agora estou eu aqui utilizando uma das suas obras:
The revolutionary Iphone and internet.
Bjs Bruna
Agradeço os elogios.
ReplyDelete